PROJETOS

Classes de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

É uma proposta de educação continuada, não-formal, em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e em Matemática para jovens e adultos, com ou sem escolaridade. Diferentemente do método tradicional de ensino, os alunos não são submetidos a testes de desempenho. A equipe de professores é composta interdisciplinarmente por graduandos de Pedagogia, Letras e Matemática que atuam através de uma abordagem construtivista. As aulas acontecem de terça-feira à quinta-feira, das 14h às 17h.

Acervo Especializado em Alfabetização “Emília Ferreiro”

Tem como objetivo socializar o conhecimento produzido em alfabetização, disponibilizando materiais aos docentes e discentes da universidade e também à comunidade externa à Uerj. O PROALFA dispõe de um acervo com cerca de 1507 livros, 560 periódicos, 120 monografias e variado material áudio-visual.

Classe de alfabetização de jovens de classes populares

O Proalfa desenvolve com o Centro de Acolhimento Ayrton Senna da Secretaria Municipal de Assistência Social, uma parceria para o atendimento de crianças na faixa etária de 11 a 15 anos, consideradas de “risco social”.
O projeto foi criado com o objetivo de capacitá-las em leitura e escrita, evidenciando seu potencial.

Ciclo de Estudos em Alfabetização

O Proalfa promove palestras sobre os rumos que a alfabetização vem tomando ao longo dos anos. Para isso, especialistas da área são convidados na última segunda-feira de cada mês. O evento é aberto a educadores e demais interessados no tema

Oficinas de letramento em leitura, produção de texto e matemática

O Proalfa promove palestras sobre os rumos que a alfabetização vem tomando ao longo dos anos. Para isso, especialistas da área são convidados na última segunda-feira de cada mês. O evento é aberto a educadores e demais interessados no tema

Leituras e escritas no cotidiano do trabalhador

O projeto é uma parceria UERJ/Fiocruz/DIRAC que, desde 2008, visa oferecer oportunidade de acesso a leitura e escrita aos trabalhadores terceirizados que atuam no campus da Fiocruz, criando oportunidade para que sejam reconhecidos como cidadãos com direitos e deveres em sua atuação profissional. O projeto é realidado no campus da Fiocruz de segunda-feira à sexta-feira, das 15h às 16h30. A carga horária é de 282 horas e a turma é formada por 20 alunos. O Proalfa indica o professor e a orientação pedagógica. Esta é realizada na semanalmente na UERJ.